Infectologia

[cws-row cols=321 id=”cols321″][col span=8][cws-widget type=text title=”O QUE É INFECTOLOGIA?”]

 

A Infectologia é uma especialidade médica que aborda as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos. O Infectologista é o especialista dessa área, e por estar acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, tem em geral uma visão global do paciente, também exercendo a prática de clínica geral.

 

QUANDO PROCURAR UM INFECTOLOGISTA 
O desconhecimento sobre o campo de atuação do médico infectologista faz com que, na maioria das vezes, a população procure outras especialidades médicas quando acometida por doenças infecciosas.

 

Por exemplo, pacientes com suspeita de pneumonia, em geral procuram um pneumologista, com hepatite viral procuram um gastroenterologista, com cistite ou pielonefrite (infecção urinária na bexiga ou rim) procuram um nefrologista ou urologista, com meningite procuram um neurologista, com piodermite (infecção na pele) procuram um dermatologista, e assim por diante.

 

Assim, não são raros os casos que chegam ao infectologista encaminhados por outros médicos, com atraso diagnóstico ou somente quando já aparecem complicações no tratamento ou pela falta deste.

 

DOENÇAS MAIS COMUMENTE TRATADAS POR UM INFECTOLOGISTA

 

FEBRE
O infectologista é, sem dúvida, o especialista com maior familiaridade na investigação e diagnóstico das doenças febris. A grande maioria dos pacientes que apresentam febre como principal sintoma, tem uma doença infecciosa. Porém febre também pode ocorrer no curso de outras doenças, notadamente as reumatológicas e neoplásicas (câncer).

 

HEPATITES VIRAIS
As hepatites virais, sendo doenças infecciosas, também constituem um dos principais campos de atuação do infectologista. O tratamento da hepatite viral é fundamentalmente baseado na tentativa de eliminação do vírus da hepatite e/ou da estimulação do sistema imunológico para combater o vírus através de medicações antivirais e imunomoduladoras, não fazendo parte da terapêutica o tratamento do fígado em si.

 

HIV / AIDS
Atualmente, com as medicações disponíveis, a infecção pelo HIV se tornou uma doença crônica, tal qual a hipertensão arterial ou diabetes, para as quais, não existindo ainda cura, existe excelente controle.

Assim, os pacientes com infecção pelo HIV podem levar uma vida perfeitamente normal e produtiva, como qualquer outro paciente portador de doença crônica, desde que recebam acompanhamento médico adequado. Infecções do Trato Respiratório, Infecções da Pele e Infecções do Trato

 

URINÁRIO
Sinusites, amigdalites, pneumonias, tuberculose, infecções cutâneas (furúnculos, foliculites, celulites, erisipelas) e do trato urinário. Em casos específicos, é fundamental a busca do agente causal da infecção, possibilitando a instituição de tratamento adequado.

O tratamento inadequado com antibióticos pode levar à resistência do microorganismo envolvido, a efeitos colaterais importantes e à disseminação da infecção pelo organismo, com sérias conseqüências. 

 

DOENÇAS MONO-LIKE
São doenças que se apresentam com sinais e sintomas pouco específicos, como febre, gânglios aumentados e aumento do baço e fígado, dor de cabeça, vermelhidão na pele, fraqueza, mal-estar, dor de garganta e outros sintomas. Podem ser causadas por uma série de doenças infecciosas como a rubéola, toxoplasmose, citomegalovirose, mononucleose infecciosa, sífilis ou infecção aguda pelo HIV.

 

Uma avaliação equivocada do quadro pode levar a uso desnecessário de antibióticos ou à perda da oportunidade de se realizar um diagnóstico precoce importante.

 

DOENÇAS CAUSADAS PELA HERPES VÍRUS
São vários os tipos de doenças causadas por esse grupo de vírus, entre eles o herpes labial, o herpes genital, a varicela (catapora) e o herpes zoster (cobreiro), dentre outras.

 

Além de atuar em hospitais orientado o uso correto dos antimicrobianos, o infectologista atua também na área da Medicina Tropical que inclui o tratamento de doenças como Dengue, Febre Amarela, Hanseníase, Malária, entre outras.

 

[/cws-widget][/col][col span=4][cws-widget type=accs title=”Assista nossos vídeos” items=1][item open=1 type=accs title=””]
[/item][/cws-widget][/col][/cws-row]